Sindicalismo
O sindicalismo é uma organização de trabalhadores assalariados com a finalidade de defender seus interesses e, organizados em sindicatos, tem o papel ativo na condução da sociedade.
O sindicalismo se originou na Inglaterra no século XVIII, onde os trabalhadores foram substituídos por máquinas para que o trabalho fosse realizado mais rápido e os lucros fossem maiores, o que acabou os deixando doentes e desempregados, e sua única saída foi se organizar em sociedades de socorro mutuo. Nessa época os trabalhadores eram conhecidos por excedente de mão-de-obra e, em fabricas onde eram utilizados o trabalho humano, eles chegavam a trabalhar 16 horas diárias. Nessa época surgi duas classes, que é o capitalista (é o proprietário dos meios de produção-fábricas, máquinas e matérias primas) e o proletariado (força de trabalhoe passou a ser propriedade do capitalista). Organizados em sindicatos, o proletariado busca uma forma de melhorar suas condições de trabalho. Em todo mundo o sindicalismo teve apoio das idéias liberais.
No Brasil o sindicalismo deu inicio quando houve a abolição da escravatura e vieram muitos emigrantes em busca de trabalho, mas encontrou um país parado, fazendo com que eles se organizassem em sindicatos, industrializando o Brasil, seguindo correntes ideológicas como o positivismo, o marxismo, o socialismo, o anarquismo, o Anarcossindicalismo, o trabalhismo vanguardista, e o populismo. Houveram muitas revoltas nessa época, principalmente
Fonte: www.labhstc.ufsc.br/VI%20jornada%20trabalho/
Por: Fernanda e Thaís
Essa postagem sobre sindicalismo está muito legal, nos mostrando suas origens e suas funções. Uma ideia muito bem elaborada dos trabalhadores que trabalhavam muito e recebiam pouco. Gostei muito!
ResponderExcluirMarilia Souza:
ResponderExcluirHumm...o Texto é sim muito produtivo!Essa questao da troca dos homens pelas maquinas é algo muito bom para ser discutido!