Bem Vindos!

Sejam bem vindos ao blog Força do Trabalho.
Divulgando a força do movimento operário atrávez de uma 
propósta da professora de história, Érica Borges, nosso grupo
criou este blog para divulgar a história do movimento operário,
o que é e como funciona.
Sinta-se a vontade para ler nossas postagens, diosponibilizamos de uma caixa de pesquisa para facilitar sua busca.

"O trabalho gera evolução!": John Lennon Araújo Santos.

Movimento Operário!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ludismo


Ludismo

 

O Ludismo é o nome dado a uma revolução na Inglaterra que estourou em 1811, que reivindicava contra as máquinas trazidas pela revolução industrial.

As reclamações contra essas máquinas, e a substituição da mão-de-obra já eram comum, mais somente em 1811 foi que o movimento teve dimensão. As suas reclamações eram que as máquinas, por serem mais eficazes, destruíam e acabavam com o emprego deles.   

Os revoltosos chamaram muita atenção, pois invadiram fábricas e destruíram máquinas, por isso ficaram conhecidos por serem os “quebradores de máquinas”, O ludismo não foi um fenômeno exclusivamente inglês, tendo-se registrado movimentos semelhantes na Bélgica, na Renânia, na Suíça, e na Silésia. Em 1812, na Inglaterra, teve lugar o maior processo contra os ludistas: dos 64 acusados de terem atentado contra a manufatura de Cartwright, 13 foram condenados à morte e 2 a deportação para as colônias. Apesar da dureza das penas, o certo é que o movimento ludista não amainou, dado que os operários viviam em péssimas condições.

O termo Ludita, não se refere só aos adeptos desse movimento, mais é usado como termo político, referente aqueles que se opõe ao desenvolvimento tecnológico e industrial.  

 Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Luddismo / br.geocities.com/fcpedro/cartism.html

Por: Udinaldo Francisco Souza Júnior e Kamilla.

 

domingo, 31 de maio de 2009

Cartismo


O cartismo foi um movimento feito pela classe trabalhadora da Inglaterra, os quais procuravam melhorias de trabalho e reformulação de algumas partes da constituição.

      Teve início em 1830, e sua maior influência foi a carta de William Lovett, a qual foi mandada ao Parlamento pedindo as seguintes reformas:

      - Sufrágio universal masculino(o direito de todos os homens ao voto);

      - Voto secreto através da cédula;

      - Eleição anual;

      - Igualdade entre os direitos eleitorais;

      - Participação de representantes da classe operária no Parlamento;

      - Remuneração aos parlamentares.

      Outra forma de revolta dos participantes dos movimentos era a coleta de assinaturas, muito conhecido como “abaixo assinado” atualmente, em oficinas fábricas e reuniões e depois enviadas à Câmara dos Comuns.

O Cartismo não teve um pleno sucesso, mas conseguiu algumas reivindicações como a lei de proteção ao trabalho infantil, lei da imprensa, a reforma do Código Penal, a regulamentação do trabalho feminino e infantil, a lei de supressão dos direitos sobre os cereais, a lei permitindo as associações políticas e a lei da jornada de trabalho de 10 horas.

Fonte: www.contag.org.br/imagens/f729Caderno%20de%20Texto%20II%20M%F3dulo.doc  / http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartismo

Por: Genner Sampáio e David Góes