O cartismo foi um movimento feito pela classe trabalhadora da Inglaterra, os quais procuravam melhorias de trabalho e reformulação de algumas partes da constituição.
Teve início em 1830, e sua maior influência foi a carta de William Lovett, a qual foi mandada ao Parlamento pedindo as seguintes reformas:
- Sufrágio universal masculino(o direito de todos os homens ao voto);
- Voto secreto através da cédula;
- Eleição anual;
- Igualdade entre os direitos eleitorais;
- Participação de representantes da classe operária no Parlamento;
- Remuneração aos parlamentares.
Outra forma de revolta dos participantes dos movimentos era a coleta de assinaturas, muito conhecido como “abaixo assinado” atualmente, em oficinas fábricas e reuniões e depois enviadas à Câmara dos Comuns.
O Cartismo não teve um pleno sucesso, mas conseguiu algumas reivindicações como a lei de proteção ao trabalho infantil, lei da imprensa, a reforma do Código Penal, a regulamentação do trabalho feminino e infantil, a lei de supressão dos direitos sobre os cereais, a lei permitindo as associações políticas e a lei da jornada de trabalho de 10 horas.
Fonte: www.contag.org.br/imagens/
Por: Genner Sampáio e David Góes
Percebe-se que o Movimento Operário em geral aconteceu porque os operários reivindicavam melhores condições de trabalho e lutavam por seus direitos como eleitor(como é o caso do Cartismo)e consequentemente obtiveram alguns resultados.
ResponderExcluirEste movimento aconteceu por causa que os trabalhadores queriam uma melhor condição de vida,porque,quando a carga horária começou aumentar eles começaram reivindicar seus diretos.
ResponderExcluirBem essa reinvidicação ocorre ate hoje, pois os trabalhadores começaram a reinvidicar seus direitos quando perceberam que eram explorados.
ResponderExcluirPaulo Henrique
Isso é verdade. Até hoje ocorre este tipo de reivindicação, pois quando o trabalho começa a ser explorado diversos são os metodos de reivindicação. Portanto, serviu como aprendizado para os dias atuais.
ResponderExcluirLiliane Machado 2º ano